Conheça o CurrentColor ,  uma variável do CSS que vai facilitar o seu trabalho diminuindo a repetição de códigos desnecessários. E o melhor, suportado pela maioria dos navegadores.

Montando a estrutura

Primeiramente iremos montar nossa estrutura. Neste exemplo, usamos uma cor de fundo azul e para o texto usamos o vermelho.

Até aqui nenhuma novidade, div azul e texto vermelho. Porém, e se quisermos colocar uma borda em nossa div com a mesma cor do texto, que nesse caso é vermelho? Também é simples, basta acrescentar em nosso CSS o seguinte código: border: 5px solid red. Toda via, estamos aqui para inovar e padronizar nosso código, e é aí que entra nossa variável CurrentColor.

Aplicando o CurrentColor

Usaremos o mesmo CSS de cima, será adicionado apenas a propriedade CurrentColor, vejamos abaixo.

Perceba que foi acrescentado apenas uma borda de 5px com a variável currentcolor. Para ficar mais claro, quando colocamos essa variável, ela busca a ultima cor em nosso código e a reutiliza. Nesse nosso exemplo, a ultima cor é a red, portanto nossa borda ficou na mesma cor.
currentColor2

Suporte

Pode ficar tranquilo, o CurrentColor tem suporte a maioria dos navegadores. Para ser mais exato, 97.42% dos navegadores tem suporte a essa variável. Você pode usar o site Caniuse para testar e conferir.

Conclusão

Pode parecer redundante usar essa variável em projetos pequenos. Mas quando olhamos para estruturas maiores como portais de notícias, usar variáveis poupará tempo e manterá o código padronizado. Do mesmo modo em sistemas onde o usuário tem permissão para mudar as cores.

Um exemplo prático disso é em templates de CMS como WordPress. Pois na maioria das vezes, existe a opção de modificar a aparência. Ou seja, nessa situação quando o usuário preferir o azul ao invés do verde, todo o layout irá acompanhar a cor. Com isso, deixando o visual padronizado e bonito.

Por fim, usando o CurrentColor da maneira correta, lhe economizará tempo e dores de cabeça. Principalmente em projetos grandes e complexos.

Publicitário por formação e curioso nas áreas de designer gráfico e programação. Atualmente estudo marketing digital, PHP e JavaScript.