Aprenda como aumentar a performance do seu site, aproveitando o cache do navegador via htaccess. Seguindo esse passo a passo, você conseguirá definir uma data de expiração para seus arquivos estáticos,  e com isso,  melhorando experiência do usuário ao navegar em seu site.

Como funciona

Elementos estáticos de um site como: imagens, JavaScript, CSS e vídeos, são armazenados na memória do navegador ao acessar um site. O bom disso é que podemos definir uma data de expiração para esses elementos estáticos. Desse modo, quando o usuário retornar ao site, o mesmo será carregado mais rápido.

Para quem usa um CMS como o WordPress, fica fácil determinar uma data de expiração. Existem diversos plugins que fazem isso com maestria, mas para quem não usa um CMS, terá que fazer o uso do Htaccess manualmente.

Não se preocupe, o procedimento é tão simples quanto usar um plugin, só teremos que digitar alguns códigos.

Requisitos

Para usar o htaccess, seu site precisa estar em uma hospedagem php apache. Se você utiliza um servidor windows, terá que configurar pelo arquivo web.config. Para seguir esse tutorial, você já deve saber como criar um arquivo .Htaccess em sua hospedagem. Normalmente este arquivo já está dentro da pasta public_html.

Aproveitando o cache do navegador

Com o arquivo .htaccess aberto, cole esse código e salve. Para mudar a data de expiração de cada arquivo estático, basta modificar o código de acordo com sua necessidade. Pode-se colocar um tempo que vai de segundos até anos.

Duvidas comuns

Por que no meu site não deu certo?
Para que esse código funcione, os módulos: mod_expires.c, mod_headers.c e mod_deflate.c do apache devem estar instalados. Caso tenha duvidas, entre em contato com seu hosting.

Testei meu site no PageSpeed, e ainda não está totalmente certo.
Não tem como definir uma data de expiração para arquivos externos. Portanto, links do Facebook e Twitter não serão cacheados.

O que mais posso fazer para melhorar o meu site?

Sem duvidas, definir uma data de expiração para seus arquivos estáticos, já fará uma grande diferença em seu site, mas isso não é tudo. Aproveitar o cache do navegador é apenas uma das maneiras de melhorar o desempenho de um site, existem outras. Exemplos na lista abaixo.

Reduzir o tamanho das imagens. Pense comigo, se na área de conteúdo do seu site tem uma largura máxima de 800px, não há necessidade  de colocar uma imagem maior que isso. Diminuindo o tamanho da imagem, já conseguiremos reduzir muito o seu peso.

Compactar imagens. Não é apenas o tamanho de uma imagem que a torna pesada. Uma imagem com muitas cores e brilhos tende a ser pesada. Podemos diminuir seu peso com ajuda de plugins, programas e alguns sites online. Recomendo que usem o compressor.io, já que em testes se mostrou superior aos demais, reduzindo em até 70% o peso das imagens, e o melhor, sem perda de qualidade.

Para encerrar

Como podemos ver, é muito fácil aproveitar o cache do navegador ao definir uma data de expiração para elementos estáticos. Além de usar o htaccess para cachear um site, podemos usa-lo para redirecionamentos, permissões e muito mais. Vale a pena dar uma estudada e aprender tudo o que podemos fazer com este arquivo de configuração do servidor Apache.

Publicitário por formação e curioso nas áreas de designer gráfico e programação. Atualmente estudo marketing digital, PHP e JavaScript.